Todas as operações da BRC Ingredientes, da fabricação de cada produto, passando pelo desenvolvimento de cada inovação, até a entrega final aos clientes, são baseadas em uma Política de Segurança de Alimentos que compreende os princípios fundamentais da companhia bem como do trabalho de cada um de seus colaboradores. Entre esses princípios, estão a melhoria contínua dos processos, a comunicação transparente, o atendimento às legislações vigentes, entre outros.
O primeiro princípio da Política de Segurança de Alimentos é “atender os requisitos e as necessidades específicas de cada cliente”. Sim: o cliente em primeiro lugar! O foco da empresa é sempre atender o cliente, correspondendo às suas necessidades específicas, de acordo com as particularidades do seu negócio e de suas linhas de produção. Os clientes são a razão de ser da BRC e ajudá-los a produzir com mais qualidade, segurança e economia é o propósito que guia a empresa.
Para cumprir com esse primeiro princípio, a BRC investe em tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação, para construir projetos e soluções assertivas. A companhia também monitora a satisfação dos clientes através de índices de reclamações, devoluções e da pesquisa de satisfação que é realizada anualmente.
Por fim, os esforços empreendidos para alcançar certificações reconhecidas mundialmente também demonstram a preocupação da BRC em atender as necessidades dos clientes.
O segundo princípio da Política é buscar a “melhoria contínua dos processos e produtos”. Para atender as necessidades da indústria alimentícia e crescer de forma competitiva no mercado, a BRC empreende esforços na melhoria contínua de seus processos por meio de investimentos em equipamentos, infraestrutura e capacitação pessoal e também no desenvolvimento de novos produtos que propiciem resultados mais satisfatórios aos seus clientes.
Esse segundo princípio está diretamente ligado ao primeiro – “atender os requisitos e as necessidades específicas de cada cliente” – já que melhorar processos e produtos implica em ouvir o que os clientes têm a dizer, conhecer suas especificidades, identificar seus problemas, para criar e ofertar as soluções mais eficientes em cada caso.
Melhorar também é fazer rodar, de maneira eficaz, o ciclo PDCA. Ou seja: Planejar – Desenvolver – Checar se deu certo e Agir fazendo o ciclo recomeçar sempre de modo aperfeiçoado. Procurar ser melhor a cada dia: é isso que movimenta a BRC e deve movimentar também cada um de seus colaboradores, para oferecer o melhor a cada cliente.
O terceiro princípio é “fornecer produtos com alta qualidade e segurança”. Esse princípio está diretamente relacionado com a Missão da companhia, que é “ser a MELHOR empresa brasileira de ingredientes e aditivos atuante no mercado nacional de carnes”. Assim, para ser a melhor, os produtos da BRC precisam ser os melhores. E o melhor é o mais saboroso, o que tem o melhor rendimento, o que dá melhores resultados, o melhor avaliado pelos clientes e também o mais seguro!
O quarto princípio é “valorizar e respeitar os colaboradores, estimulando a constante capacitação”. A BRC acredita que a valorização humana é peça fundamental da engrenagem, tanto que esse princípio está diretamente relacionado a um dos Valores da empresa: “a convicção de que colaboradores honestos e capacitados é o que torna nossa equipe eficiente. Somos abertos a novas ideias e opiniões, acreditamos que a comunicação e a valorização de pessoas tornam nosso ambiente mais amigável e desejável.”
Nesse sentido, a companhia não apenas busca pessoas competentes, mas investe na constante capacitação de seus profissionais de acordo com as necessidades de cada setor e de cada projeto. Planeja e realiza treinamentos e procura demonstrar, através de uma comunicação aberta e clara, a importância de cada um para o sucesso das operações.
A BRC acredita que um ambiente amigável e colaborativo faz toda a diferença na entrega qualificada de seus produtos e serviços. O desejo – e os esforços da empresa – são para que as pessoas queiram estar aqui, que se sintam acolhidas, que o ambiente seja leve, alegre e cativante!
O quinto princípio é “manter uma comunicação transparente entre as partes interessadas”. A empresa entende que todos os agentes envolvidos – desde os funcionários até os clientes finais – devem conhecer a Missão, a Visão e os Valores da companhia, bem como seus processos produtivos, para que haja um alinhamento de estratégias e de metas a serem alcançadas. Nesse sentido, uma comunicação bastante clara e objetiva é estabelecida tanto internamente, entre os colaboradores de todos os setores e níveis hierárquicos, como também com parceiros externos, sejam fornecedores, prestadores de serviços e clientes.
Dentro do conceito de cultura de segurança dos alimentos, a comunicação é, portanto, considerada um dos pilares para sua sustentação e, por isso, é ponto chave no processo de desenvolvimento da BRC Ingredientes.
O sexto princípio diz sobre “atender as legislações nos âmbitos ambiental, social, da saúde e da segurança do trabalhador, além da qualidade e segurança dos alimentos”. Atender aos requisitos legais aplicáveis a cada negócio é condição básica para qualquer empresa se manter no mercado, mas a BRC faz questão de explicitar seu compromisso irrevogável com o que é legal; com o que é certo.
Além de seguir à risca as normativas e instruções técnicas específica do setor, garantindo a fabricação e comercialização de alimentos seguros e de qualidade, a empresa cumpre com rigidez (não só esperada, mas necessária) as legislações trabalhistas e ambientais, em uma atuação eticamente comprometida com os direitos de seus colaboradores e ambientalmente responsável. A companhia busca, por fim, colaborar com o desenvolvimento social e econômico da comunidade em que está inserida, para que o progresso de um seja o progresso de todos.
Visando em ser a melhor empresa brasileira do setor, com foco no atendimento especializado das necessidades de seus clientes e sempre oferecendo ao mercado da carne e embutidos as soluções mais eficientes e produtos com alta qualidade e seguridade, em 2021 a BRC Ingredientes passou pelo processo de certificação no Esquema FSSC 22000, versão 5.1.
Condomínio Industrial
e Comercial Cidade Azul
Av. Brasil, 2800 – Distrito Industrial,
Rio Claro – SP, 13505-600
de segunda a sexta
das 8h30 às 12h e das 13h às 18h